quinta-feira, 18 de outubro de 2012

As estações e a astrologia

O tempo que o sol leva para fazer acontecer todas as estações, é o tempo necessário para ele percorrer todas as constelações, nós chamamos esse período de tempo de ano. Esse relógio natural pode ser entendido simbolicamente ao observarmos a roda do zodíaco, nela cada elemento é responsável pelo início de uma estação. A cruz abaixo mostra os quatro signos cardinais, que estão nas casas 1,4,7 e 10, e sua relação com o início das estações.



Tomando como referência o hemisfério norte, a primavera inicia-se no mês de Áries. O que estava adormecido, encolhido ou hibernando por causa do inverno, volta a se abrir e a acordar. A temperatura começa a esquentar, o gelo derrete, a água molha o chão, o verde começa a surgir. Passarinhos, abelhas, flores, muitas flores!

O início do ciclo da vida recomeça. É por isso que na roda do zodíaco Áries é o primeiro signo, o governante da Casa 1. Entre suas características principais estão a liderança e a individualidade, Áries gosta de iniciar as coisas. A energia no numero 1 é bem clara nas características desse signo.

 Depois da primavera, associada a Áries, temos o verão, que é associado ao signo de Câncer, governante da Casa 4. O verão é quando muitas criaturas dão à luz a seus filhotes, que foram gerados na primavera. Daí este signo ser considerado o signo da família, e de tudo relacionado à nascimento.

Após o verão, temos o outono, a estação da contemplação, da percepção de que não estamos sozinhos e que o mundo não gira ao nosso redor, do relacionamento com o outro, do amadurecimento. Essas são as características do signo de Libra, o governante da Casa 7.  A natureza chega a seu ápice, animais que nasceram no verão começam seus primeiros relacionamentos com sua espécie fora do seio familiar.A representação mais comum do outono é a troca de cor das folhas da árvores, uma preparação para a fase final do ciclo da vida. A perda das folhas me faz lembra a perda do desnecessário em nossas vida, e isso ocorre quando vivemos e aprendemos o bastante para priorizar o que importa, quando amadurecemos, esse  é o outono da vida.

O inverno, temperaturas baixas, introspeção, contração, fase final do ciclo. A natureza se encolhe, se esconde, espera. O frio dá seriedade à paisagem, muitos animais migram, fugindo do frio, ou seria da velhice que ainda não os alcançou? O signo de capricórnio governa o inverno e  a Casa 10. As características de capricórnio são derivadas dessa estação, é por isso que é considerado o signo do tempo e da velhice, a última fase da vida.

Dry ;-)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Adoção e astrologia

Eu tenho em meus arquivos de pessoas conhecidas, amigos e consultas, por volta de 250 mapas astrológicos. Dentre esses 250, tenho 4 que são de pessoas que foram adotadas.

O que eles tem em comum?
Todos tem o Sol em aspecto com Netuno em menos de 3 graus de orb.
Os dados são esses:
  1. L (gemeos, feminino) : oposição
  2. F (gemeos, feminino) : oposição
  3. P (touro, masculino) : oposição
  4. C (virgem, feminino) : quadratura

Isso me deixou muito intrigada, qual seria a probabilidade de absolutamente todos os mapas de pessoas adotadas (num universo de 250) terem o mesmo aspecto envolvendo o sol? Eu diria bem pequena!

O sol representa o nosso ego, nossa mente consciente, nossa identidade básica. Também significa a figura paterna em nossa infância, e representará  figuras masculinas importantes quando adultos.
Netuno representa entre outras coisas, ilusão, decepção, sacrifício e o desconhecido.

Tomando os aspecto desafiadores, ou seja, quadratura e oposição. Especificamente para o caso de pessoas adotadas, como esses aspectos entre Sol e Netuno poderiam se manisfestar? Aqui estão algumas possibilidades:

  • Figura paterna ausente na infância 
  • Criança foi sacrificada, no sentido de que os pais abriram mão da criança para adoção.
  • Pessoa sabe que foi adotada, mas não sabe nada sobre sua origem (desconhecida). Isso irá se refletir na mente consciente, na identidade da pessoa.

As experiencias de infância ficam gravadas no inconsciente (Netuno), visto que até os 7 anos, nossa mente consciente não foi plenamente formada. Nos nossos primeiros anos de vida, somos esponjas que captam tudo ao redor: cheiros, energias, sensações e intenções das pessoas, palavras. Essas memórias nos acompanham por toda vida porque são dificilmente descobertas, estão nas raízes mais profundas de nosso ser, porque foram as primeiras, e se alojaram la sem nenhum filtro (mente consciente). Muitos de nossas medos irracionais, foram gerados nessa época. O que quero dizer aqui é que toda a estoria sobre a adoção, esta gravada na mente inconsciente do ser.


Qual seria a percentagem de ocorrência desse aspecto se eu tivesse uns mil mapas de pessoas adotadas? Adoraria saber, mas não tenho dados suficiente para esta pesquisa.
Se você foi adotado e gostaria de compartilhar sua experiencia comigo, por favor sinta-se à vontade, eu vou gostar muito de ter mais informações sobre o assunto.

Dee Fontenelle ;-)

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A lua natal e nossas emoções



Nossa lua natal representa a forma na qual reagimos emocional e instintivamente a tudo que acontece conosco.  Considero a lua, tao importante quanto o sol para traçar o perfil básico de uma pessoa. A lua é a nossa faceta que aparece quando estamos em casa, entre aqueles que nos sentimos à vontade, ou com quem temos intimidade, é também nossa personalidade que se manifesta quando as emoções afloram.
A lua representa nossa experiência com a pessoa que fez o papel materno na nossa infância, os acontecimentos na família, na nossa casa. Absorvemos todas as emoções do nosso ambiente, tenham sido elas originadas dentro ou fora de nós, gravamos esses acontecimentos de forma emocional e subconsciente, visto que nosso racional não estava plenamente desenvolvido.
A partir dessa experiência nos primeiros anos de vida, todo o resto de nossas vidas será norteado por reações emocionais originadas por acontecimento dessa época. Por exemplo, uma criança com lua em escorpião em quadratura com plutão que vivenciou a morte de 3 entes queridos da família antes de completar 8 anos de idade, pode desenvolver um medo irracional de perder quem ama para a morte, e inconscientemente se recusar a amar novamente para não passar pela mesma situação. Quando adulto, poderá desenvolver um comportamento cortês mas que mantem longe qualquer intimidade maior. Seu lado “lua” emite os sinais de perigo do fundo de seu inconsciente ao sinal de qualquer aproximação e empatia. Comportamentos inconscientes como este podem acompanhar uma pessoa por toda a vida sem que a mesma saiba sua origem e o porquê de ser assim.
Podemos mudar nossas reações emocionais? Sim, absolutamente! Com ajuda profissional e a busca pelo autoconhecimento, podemos moldar nossas reações emocionais de forma a não mais reagir de forma condicionada, mas da forma que desejamos. 

Dee Fontenelle ;-)

Curso de Astrologia

Curso de Astrologia


Os elementos
Os tipos de mapas astrológicos

A lua progressa

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Os tipos de mapas astrológicos


Abaixo estão os 3 principais mapas astrológicos:


  1. Natal - mapa mais importante de todos, é sua impressão estelar. Único que não muda durante a sua vida. É aqui que vemos os trânsitos e como eles nos influenciam.
  2. Progresso - mapa que representa a progressão dos planetas. Para cada ano de vida, o sol muda um grau em seu mapa progresso, a lua anda aproximadamente 1 grau por mês de vida. Considero o segundo mais importante mapa a ser abordado. O mapa progresso mostra as energias que estão por vir, a forma como iremos amadurecer emocionalmente. A lua é o acionador do mapa progresso. Em uma mapa progresso a lua leva aproximadamente 27 anos para rodar os 360 graus do zodíaco.
  3. Retorno Solar (RS) - é válido por um ano, retrata o momento em determinado ano em que o sol cruzou o exato grau do seu sol natal. Exemplo: se em seu mapa natal, o sol esta em 23 30' de capricórnio, então o seu mapa de Retorno Solar deste ano, será aquele em que o sol estiver passando exatamente nesse grau. O RS pode ou não cair no mesmo dia do seu aniversário. Ele serve para dar o tom dos próximos 12 meses apos o seu aniversario. Astrologicamente falando, seu ano começa no dia do seu Retorno Solar.
Para referencia, existem outros mapas: Draconico, Retorno Lunar (válido por um mês), Sinastria (duas pessoas), Composto (duas pessoas),  Progressões terciárias, etc.

Dee Fontenelle